Imagens do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, 1955-1957

Arq regional
Território comum
Imagens do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, 1955-1957
de 2 de Novembro a 11 de Janeiro
Galeria Municipal de Arte
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 74 – A, Almada
Entre 1955 e 1957 o então Sindicato Nacional dos Arquitectos levou a cabo um levantamento denominado “Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa”. Sob a coordenação do arquitecto Francisco Keil do Amaral, 18 arquitectos realizaram cerca de dez mil fotografias do património que consideraram ser exemplificativo da arquitectura popular portuguesa de então. Apenas uma pequena parcela foi reproduzida na publicação A Arquitectura Popular em Portugal, de 1961, uma obra fundamental na sedimentação de um certo imaginário do território português.

Sem as limitações conceptuais e funcionais que orientaram a organização do livro A Arquitectura Popular em Portugal, esta exposição, comissariada por Sergio Mah e composta por uma selecção de 100 novas impressões fotográficas inéditas, propõe uma nova e mais abrangente incursão por esse imenso e extraordinário espólio fotográfico. Uma exposição de fotografia que vai muito para além de uma exposição de fotografias de arquitectura, com a plena convicção de que o valor inestimável deste espólio reside precisamente na riqueza temática e estética de uma colecção de imagens que se distingue por uma articulação produtiva e inovadora entre o esforço de documentação das feições vernaculares de um país e as possibilidades estéticas e plásticas inerentes à representação fotográfica.

Este espólio é hoje um registo de valor extraordinário, testemunhando paisagens, povoações, edifício, rostos e modos de vida da época.

Anuncios
A %d blogueros les gusta esto: